VETERANOS DO ALENTEJO

Cerca de um ano depois da participação duma equipa de Veteranos do CRJ, num torneio internacional em Loulé, foram criados os “Veteranos do Alentejo”, projecto ao qual o C.R. Juromenha esteve ligado desde o início, e cujo objectivo era reunir jogadores veteranos, provenientes dos vários clubes alentejanos. A primeira aparição desta equipa deu-se em Março de 2002, no Torneio Internacional do Browns, em Vilamoura, competição que viríamos a vencer e onde defrontámos os Barbars, do Algarve, Spring Cows de Zurich e uma equipa irlandesa. Fizeram parte desta equipa António Abrantes, António Fino, Domingos David, Fernando Lopes “Kokas”, Jacinto Simões, João de Deus, João Prazeres, João Zuquete, Miguel Gonçalves, Nuno Condeço, Paulo Jaleco, Paulo Navalhinhas, Pedro David, Pedro Mira, Ricardo Freixial, Rui Galinha, Rui Sequeira e Zé Miguel Leal da Costa.

Esta Associação foi responsável pela organização do Torneio de Veteranos de Évora entre 2002 e 2006, o 2º. mais antigo de Portugal, a seguir ao Torneio do Porto, onde marcaram presença ao longo dos anos, as equipas dos Barbars-Veteranos do Algarve, CDUP, Académica de Coimbra, Benfica e as equipas espanholas de Sevilla, Puerto de Santa Maria, Derecho de Madrid e C.R.Badajoz, clube que participou em todas as edições. Estes torneios foram sempre realizados no Estádio Sanches de Miranda, propriedade do Juventude Sport Clube, colectividade que teve a primeira equipa federada de Rugby no Alentejo, na época de 1971/72, e que na sessão solene do seu último aniversário, homenageou os atletas que fizeram parte dessa equipa, pela passagem dos 40 anos sobre essa efeméride. A partir de 2007, com a extinção dos Veteranos do Alentejo, aquele torneio passou a ser organizado pelo C.R. Évora, tendo a Associação Interfronteiriça Rugby Guadiana participado nas últimas 3 edições.

Os Veteranos do Alentejo participaram, durante estes anos, em torneios no Porto, Vilamoura, Badajoz, Sevilla, Madrid e Puerto de Santa Maria, tendo defrontado inúmeras equipas nacionais e estrangeiras, entre elas a International Rugby Sluts, uma selecção provincial canadiana, que fez uma digressão por Portugal e Espanha no ano de 2003, com quem jogaram no Torneio de Browns, em Vilamoura. Um destes torneios, também em Vilamoura, teve uma importância especial, pois foi realizado no 50º. aniversário do meu grande amigo Faustino Pires, grande figura do Rugby português, que tivemos a honra de poder acompanhar e homenagear naquele importante dia.

Paulo Jaleco

Presidente do C.R.J.

Partilhar

Scroll to Top