A equipa de veteranos do C.R.J. deslocou-se a Valência, entre 17 e 20 de Março, onde disputou um encontro com uma selecção local, no âmbito do programa das “Fallas 2011”.
O grupo saiu de Juromenha, na manhã do dia 17 de Março, e ficou instalado no Complejo Residencial “La Petxina”, um excelente espaço destinado para receber atletas, com umas condições e localização
invejáveis. Aí se juntaram ao restante grupo o Pepe Diaz e família, que viajaram desde Puerto de Santa Maria, o Nestor Velazquez, que veio de Cuenca, o Pablo Lopez, que veio de Sevilha e parte da comitiva que saiu de Badajoz.
Na primeira noite fomos conhecer as famosas festas de Valência, que são, na verdade, impressionantes, tal a quantidade de gente e espaços de diversão, espalhados por toda a cidade. Tivemos a acompanhar-nos o Luís Guerra, irmão do João de Deus, que viveu em Valência durante muitos anos, e foi um óptimo cicerone.
Na 6ª feira, dia 18, no final da manhã, dirigimo-nos para a Plaza del Ayuntamiento, para ver as “mascletá”, mas apenas conseguimos ouvir o seu barulho ensurdecedor, pois a praça enche-se literalmente de gente, com milhares e milhares de pessoas a ocuparem todos os espaços circundantes.
No período da tarde, estava programada uma visita à cidade costeira de Cullera, terra natal do nosso amigo Javier Grau, onde fomos alvo duma simpática recepção na sede do Cullera Rugby Club. Foi neste clube que Javier Grau deu os primeiros passos na modalidade, pelo que aproveitou a nossa passagem, para fazer uma singela, mas bastante emotiva, homenagem ao seu primeiro treinador e fundador do Clube. O Clube de Rugby de Juromenha, pela mão do seu Presidente, ofereceu uma placa do Clube, para simbolizar a nossa passagem, ficando a promessa dum regresso, o mais breve possível.
O jantar foi em Cullera, num dos emblemáticos restaurantes da região, “Picanterra”, onde foi possível degustar a excelente gastronomia regional.
No dia 19, sábado, deslocámo-nos ao “Camp del Riu”, para disputar o agendado torneio, tendo afinal apenas disputado um encontro com um combinado de várias equipas de Valência (Universidad Politécnica, CAU, Valência R.C.). Esta equipa, constituída por elementos na grande maioria mais jovens e todos ainda em actividade, mostrou mais ritmo e foi superior à nossa equipa, nomeadamente na primeira parte, conseguindo alguns ensaios, aos quais respondemos na 2º. metade, período onde equilibrámos o encontro, com o ensaio de honra do inevitável Carlinos.
Pelo C.R.J. jogaram Henrique, Bambino, Bota Luz, Ludgero, Xixico, Edal, Xico Louro, Domingos, Pepe Diaz, Cambório, Nestor, Moita, Paulo Jaleco, João de Deus, Pablo Lopez, Carlos Dores, Elias, Jota Alvarez, Cuñao e Carlinos.
Uma palavra para o excelente companheirismo sempre vivido por todos, onde imperou o execelente espírito de grupo, bem encarnado pelo Fábio, Luís e Francisco Pouca Roupa, que apesar de não jogarem, foram uns verdadeiros elementos da equipa.
Um agradecimento final aos condutores da Câmara Municipal de Alandroal, a quem agradecemos o transporte, Manuel João Santana e Manuel Fialho, pelo seu profissionalismo e amizade sempre demonstradas.