No dia 20 de Julho de 2002, dia do meu 40º. Aniversário, o Clube de Rugby de Juromenha participou num Torneio Internacional de Rugby de Praia, em Playa de Boiro, na Galiza, organizado pelo Barbanza Rugbi Club.
A actividade do Clube, nessa altura, cingia-se à participação na equipa dos Veteranos do Alentejo, pelo que foram endereçados convites a alguns amigos, ainda no activo, para nos acompanharem nesta visita à Galiza.
A viagem efectuou-se num autocarro da Câmara Municipal do Alandroal, tripulado pelo Zé Morera, acolitado pelo seu assistente Nacha, cuja boa disposição e sempre presente disponibilibilidade, muito ajudaram no sucesso desta digressão. Ao Ernesto Morgado, Vitor Pinheiro e Carlos Algarvio (Pulga), juntou-se, em Juromenha, proveniente de Badajoz, o Christian Fernandez, que ali iniciaram a longa viagem que nos levaria até Boiro, nas Rias Altas Gallegas.
Em Évora, comigo, esperavam o autocarro, o David Vaqueirinho, Domingos Coruche, Edalberto Figueiredo, Gonçalo Garcia, Hugo Couto, José Carlos Pereira (Carlão), José Miguel Leal da Costa, Luís Assis, Luís Pegado e o meu primo Moisés.
Fizemos uma paragem em Almeirim, para recolhermos o Gonçalo Navalhinhas e o Diogo Abranches, que vinham de Lisboa, e depois de umas reconfortantes caralhotas, bem regadinhas, no Toucinho, retomámos a nossa divertida viagem, até ao longínquo destino, onde chegaríamos perto das 2 horas da madrugada. Esperavam-nos alguns elementos do clube organizador, que nos orientaram em relação a alojamentos e programa do dia seguinte, que começaria por volta das 9h. Como a fome e a sede apertavam, ainda fomos dar uma volta pela cidade, antes de recolhermos aos aposentos, para um curto mas retemperador descanso, pois no dia seguinte esperava-nos um duro e longo torneio.
Na manhã seguinte, quando chegámos ao local dos jogos, na bonita praia de Boiro, já lá se encontrava, e na posse de todas as informações necessárias, o meu grande amigo Reyes Longares, que se deslocara sozinho, de comboio, desde Madrid, para nos acompanhar no torneio, atitude que muito me sensibilizou. Apresentámos 2 equipas, uma mais competitiva, capitaneada pelo Reyes e de que faziam também parte o Carlão, Gonçalo Navalhinhas, Gonçalo Garcia, Diogo Abranches, Luís Assis, Pulga, Zé Miguel e Christian, e uma segunda equipa capitaneada por mim.
O Torneio teve um ritmo extraordinário, conseguindo a nossa equipa o 2º. lugar final, após perder numa final lusa, com a equipa do Caldas. Excelente participação, com vitórias em todos os encontros, até à final, havendo a realçar a vitória sobre a equipa dos Quesos Entrepinares de Valladolid, campeões de Espanha de Rugby de 15 em 2001. A outra equipa classificou-se em 15ª. lugar, entre 17 presentes, conseguindo uma vitória e um empate nos encontros disputados.
No final do Torneio foi entregue ao capitão Reyes, o troféu do 2º. lugar, que de imediato mo entregou, a melhor prenda de anos que poderia ter, enquanto toda a equipa me rodeou entoando “os parabéns a você”, emotivo momento que jamais esquecerei.
O resto da noite foi o mais divertido que se pode imaginar, ficando para mim a recordação dum dia de 40º. aniversário memorável.
No dia seguinte, fomos até Santiago de Compostela, onde o Reyes apanharia o comboio de regresso a Madrid, após um excelente almoço no centro histórico daquela bonita cidade galega. Depois de um passeio turístico pela cidade, que terminou com uma prova de licores, onde íamos esgotando o stock da loja, embarcámos no nosso autocarro, que nos levaria de regresso a casa, numa muito longa e ainda mais animada viagem, que terminaria em Juromenha, perto das 4 horas da madrugada.
Paulo Jaleco,
Presidente do Clube de Rugby de Juromenha