O Clube de Rugby de Juromenha, quinze anos volvidos após a sua participação no I Rio Rugby Oldies, voltou à “Cidade Maravilhosa“, para ali disputar o Rio Beach Rugby 2023, que se realizou nos dias 28 e 29 de Janeiro, nas areias da famosa praia de Copacabana.
A comitiva dos Barbos, que partiu de Lisboa para cruzar o Grande Charco, foi constituída por António Mendes, António Moreira, António Pena Monteiro, Jesús Micó, João Lima, José Pedro Gouveia, Miguel Rosa e Pedro Jaleco, mais os seus fiéis seguidores, o seu talismã António Imperial e o “Presi”, Paulo Jaleco. Já em terras de Vera Cruz, juntou-se ao grupo o Gonçalo Prazeres, há uns meses radicado em São Paulo.
No 1º dia de jogos, os Barbos defrontaram as equipas do Carioca RC “B”, a quem venceram por 15 ensaios a zero, os Guanabitches que derrotaram por 9-0, e o Niterói RC, no encontro com maior grau de dificuldade, que terminou com o score de 7-3 favorável aos Barbos.
No 2º dia de jogos, nos 1/4 final defrontámos o Volta Redonda RC, e mais uma vitória concludente por 7-0, num jogo em que os nossos atletas tiveram de puxar dos galões e de toda a sua categoria, pois um cartão vermelho logo nos minutos iniciais, e um amarelo ainda na 1ª parte, fez com que tivessem de jogar praticamente todo o encontro em inferioridade numérica.
Na 1/2 final, encontrámos novamente a equipa do Niterói RC, que voltámos a vencer, desta vez por 8-0.
Restava a grande final, onde defrontámos a excelente equipa do Rio Rugby, dotada de excelentes atletas com muita prática na modalidade, mas que foi impotente face à magistral exibição dos Barbos, que venceram por 7-2, que assim escreveram mais uma bonita página para a história do CRJ.
Os Barbos ficaram mais uma semana na “Cidade Maravilhosa”, que faz bem jus a esta distinção, aproveitando as fantásticas praias e visitando os excelentes locais que a cidade apresenta, como o mítico Estádio Maracanã, desfrutando ainda, e de que maneira, das magníficas e quentes noites cariocas.