Realizou-se nos dias 6, 7 e 8 de Maio, a 4ª. edição do “Juromenha Rugby Oldies Festival”, evento que teve a maior participação desde o seu início, no ano de 2008.
O programa de actividades teve o seu início no final da tarde do dia 6 de Maio, com um cocktail/recepção no Hotel Convento de S. Paulo, na Serra d´Ossa. Foi um dos momentos altos do fim de semana, pois aliada à magnificência do local, esteve a excelência do serviço, criando-se assim um ambiente extraordinário, que prenunciava o que viria a ser todo este evento. Tivemos durante esta recepção, a presença amiga do Director do Hotel, Eduardo Bon de Sousa, que no final fez uma visita guiada pelas instalações desta unidade hoteleira, talvez a melhor de todo o Alentejo, e que detém a maior colecção privada de azulejaria de Portugal.
No dia 7 de Maio, no Campo Municipal de Borba, pelas 12 h, iniciou-se o programa desportivo, com a realização dum encontro no escalão sub14, entre as equipas do C.R.Borba e do R.C.Montemor. Este
encontro foi dirigido pela conceituada árbitra Filipa Jales, recentemente galardoada com as insígnias da F.I.R.A., a quem o Clube de Rugby de Juromenha agradece a sua presença simpática e amiga e a quem deseja as maiores felicidades na sua carreira internacional.
O primeiro jogo de veteranos colocou frente a frente as equipas do C.D.U.P. e do “Juromenha Barbarians”, constituída por elementos do C.R.Juromenha/Associação Interfronteiriça Rugby Guadiana e muitos convidados, pertencentes nomeadamente ao Cascais e Belenenses. Face ao elevado número de elementos afectos ao C.R.J./A.I.R.Guadiana, apresentámos ainda outra equipa, que a juntar às já referidas, e Académica de Coimbra, C.R.Évora, C.R.S.Miguel e C.R.Borba,
constituiram o painel de participantes. O primeiro encontro foi dirigido pelo árbitro Ruben Magariño, que apesar de ter um encontro oficial em Évora, durante a tarde, ainda passou por Borba para se associar a este Festival.
Os jogos realizaram-se a um excelente nível, e com grande espírito, onde, como é habitual neste tipo de festivais, não houve vencedores nem vencidos, apenas o prazer de participar e poder praticar esta fantástica modalidade. Referência ainda para um encontro entre os sub14 do C.R.Borba e os “Juromenha Barbarians”, constituída pelos filhos de alguns veteranos presentes.
De realçar a presença de cerca de 200 atletas, entre jovens e veteranos, que ao longo do dia, criaram uma excelente atmosfera, proporcionando o desejado ambiente de festa.
Esta festa continuou, com um jantar em Juromenha, na rua da sede do C.R.Juromenha, onde todos se puderam deliciar com a habitual feijoada e “porco no espeto”, uma vez mais preparados pela Joana e
Carlos Mateus, do “Restaurante Mateus”, acompanhado pelo excelente vinho “Aldeias de Juromenha”, produzido muito perto da nossa vila, na Herdade das Aldeias.
Após a entrega de recordações, grande parte dos presentes demandou para a festa do bar “Aldrabar”, em Alandroal, que se associou novamente ao nosso Festival, apesar de não ter sido possível realizar a garraiada, por já estarem agendadas algumas nas redondezas.
Domingo de manhã, nas instalações das “Casas de Juromenha”, unidade de turismo rural prestes a abrir nas margens do Rio Guadiana, teve lugar o almoço de despedida, com uma excelente “Caldeta de Peixe do Rio”, que fez a delícia dos presentes. Houve tempo para falar nas peripécias do fim de semana, para programar a próxima edição e tembém para projectar futuras actividades, como a muito provável participação no “5º. World Vintage Rugby Carnival”, a realizar no Havai, entre 23 e
30 de Setembro de 2012.
Como jeito de balanço, pensamos poder considerá-lo positivo, por todo o excelente ambiente vivido durante o fim de semana, e a ver pelas inúmeras mensagens de felicitações que nos chegaram.
Um agradecimento à C.M.Borba, pela cedência das magníficas instalações, ao C.R.Borba, por toda a colaboração prestada, Clube a quem rendemos a nossa mais profunda homenagem, pelo excelente trabalho em prol da nossa modalidade e pelo notável desenvolvimento que têm conseguido manifestar, ao Hotel Convento S.Paulo, à Fundação Henrique Leote, à Adega Herdade das Aldeias, às Pirâmides de S.Pedro, ao Restaurante Mateus, ao Bar Aldrabar, à Fábrica de Pão da Mina, à C.M.Alandroal, à J.F. Juromenha, a todos os Clubes participantes, à Federação Portuguesa de Rugby, na pessoa do seu vice- Presidente, José Paulo, que marcou presença neste Festival, o que a todos muito honrou, e, finalmente, à empresa Licor Beirão, patrocinadora oficial do “Licor Beirão Veteran Festival Series”, evento no qual o “IV Juromenha Rugby Oldies Festival ” esteve inserido, à qual agradecemos todo o apoio concedido neste Festival, bem como a forma como tem apoiado o nosso Clube ao longo destes anos.
Um agradecimento especial a todos os elementos dos Corpos Sociais, sócios e amigos do Clube de Rugby de Juromenha envolvidos na organização deste Festival.
Para a posteridade o nome de todos que envergaram as camisolas do C.R.Juromenha/A.I.R.Guadiana nos jogos deste torneio:
Alain Yvon, Armando Chouriço, Bernardino Rodrigues, Carlos Algarvio, Carlos Cordero, Carlos Dores, Carlos Jesus, Carlos Reis, Domingos Coruche, Elias Retamar, Ernesto Morgado, Fernando Ramos, Francisco Baltazar, Francisco Louro, Francico Majan, Francisco Moita, Hehrique Ferreira, Javier Grau, Joaquin Rojas, João Bagulho, João Banha, João Cortes Simões, João Deus Guerra, João Jonet, João Zuquete, Jorge Herédia, Julio Cattaneo, Júlio Chouriço, Justo Pajuelo, Laurent Mourie, Ludgero Reis, Luís Bota Luz, Luís Lérias, Luís Oviedo, Luís Pegado, Manuel Costa, Miguel Jonet, Nuno Carido, Paco, Paulo Jaleco, Paulo Tomásio, Pedro Grazina, Pepe Diaz, Rui Sequeira, Quique Prieto, Vasco Abreu