Realizou-se nos passados dias 7, 8 e 9 de Maio a 3ª. edição do III Juromenha Rugby Oldies Festival Porta da Ravessa.
A cerimónia de abertura teve lugar na Enoteca de Redondo, excelente local que a Câmara Municipal de Redondo abriu há cerca de 6 anos, no antigo Celeiro do Povo, e onde se faz, de forma exemplar, a promoção dos produtos da nossa região. Foi assim, com a degustação destes produtos, pão, vinho, queijos e enchidos, que a Câmara Municipal de Redondo e a Adega Cooperativa de Redondo brindaram os muito presentes, que num ambiente de muita amizade, deram início a um fim de semana inesquecível.
Os jogos disputaram-se no dia 8 de Maio, no campo do Calvário, cedido pelo Redondense Futebol Clube, entidade que desde o primeiro momento, colaborou com a organização, abrindo-lhe verdadeiramente as portas, possibilitando a realização do Torneio, num belíssimo campo de jogos, de que o Clube e todos os redondenses se devem orgulhar.
Estiveram presentes, além do Clube de Rugby de Juromenha, o C.R.S.Miguel, que marcou presença em todas as edições, a Académica de Coimbra, o Cascais, o C.R.Badajoz, o Moita R.C.Bairrada, clubes que participaram em 2 edições e o Rugby Universidade de Évora, que fez a sua estreia em torneios de Veteranos.
O jogo de abertura, que coincidiu com o primeiro jogo de Rugby a ser disputado na vila de Redondo, opôs o C.R.Juromenha à equipa da Universidade de Évora, que depois de ter apadrinhado o nosso Clube há 13 anos atrás, viu o C.R.J. apadrinhar a sua estreia nesta aventura dos veteranos, que esperamos seja longa. Para a história deste jogo fica o nome do marcador do primeiro ensaio, Pedro Tamagnini, da U.Évora e também o facto do C.R.Juromenha ter conseguido apresentar 6 jogadores fundadores, que jogaram o primeiro jogo precisamente com a U.Évora há 13 anos, António Rodriguez, Eduardo Rodriguez, Hugo Couto, Manuel Couto e Paulo Jaleco.
Os jogos foram sempre muito bem disputados, com as equipas a apresentar um excelente desempenho, apesar do mau tempo que se fez sentir, o que prejudicou um pouco o normal desenrolar do Torneio. Como nota negativa, a lesão do nosso amigo Zé Miguel Leal da Costa, que teve de ser submetido a uma intervenção cirúrgica,a quem desejamos as rápidas melhoras
O jantar de convívio, inicialmente previsto realizar-se na Rua das Fontaínhas, em frente à sede do Clube de Rugby de Juromenha, face às condições atmosféricas, realizou-se na Casa Mateus, em Juromenha, cujos proprietários, Joana e Carlos Mateus, espontâneamente, colocaram à disposição da organização, numa inigualável prova de amizade,que nunca esquecerei. O ambiente aí vivido, bem como na festa que se seguiu no Bar Aldrabar, em Alandroal, será melhor descrito por quem o testemunhou…
No domingo ainda houve tempo para o almoço de despedida, a Caldeta de Peixe do Rio, que, uma vez mais, fez a delícia dos presentes.
E o dia terminou em festa, para muitos, com a vitória do Benfica, e para mim, particularmente, com a subida do Juventude de Évora.
Pelo C.R.Juromenha jogaram neste Torneio Sérgio Ferreira,Luís Bota Luz, Luís Lérias, Henrique Ferreira, Fernando Ramos, Gil Rosmaninho, Francisco Baltazar, Luís Pegado, Hugo Couto, João Banha, António Rodriguez, Manuel Couto,Paulo Jaleco, Beto, Paulo Navalhinhas, Francisco Moita, Carlos Dores, Eduardo Rodriguez, Júlio Chouriço, João de Deus, Carlos Cordero, Paulo Tomásio, Paulo Oliveira, Miguel Jonet, Zé Miguel Leal da Costa e John Wilson, o jogador mais velho do Torneio.
AGRADECIMENTOS
Câmara Municipal de Redondo
Junta de Freguesia de Redondo
Redondense Futebol Clube
Adega Cooperativa de Redondo
Casa Mateus, Juromenha
Pirâmides de S.Pedro. Alandroal
Restaurante Jardim do Paço, Évora
Enchidos de S.Sebastião, S.Sebastião da Giesteira
Cartino, Comércio de Frutas, Moneor-o-Novo
Fábrica do Pão da Mina, Mina do Bugalho
Bar Aldrabar, Alandroal
Licor Beirão
Clube de Rugby de Évora
Junta de Freguesia de Juromenha
Câmara Municipal de Aalndroal