II FESTIVAL DE VETERANOS DE RUGBY MAINAKE 2006

No dia 27 de Outubro de 2006, a equipa de veteranos do C.R.Juromenha participou no “ II Festival de Veteranos de Rugby Mainake – Costa del Sol”, organizado pelo meu amigo Paco Naranjo, em representação dos South Iberian Barbarians Rugby, agremiação integrada por antigos jogadores de Rugby de várias nacionalidades, residentes na Costa do Sol e outros locais da Andaluzia e Gibraltar, que contou com a colaboração do nosso clube, que forneceu as t-shirts para todos os participantes.

O torneio realizou-se em La Viñuela, e contou com a participação das 2 equipas já referidas e também da Académica de Coimbra e C.R.Atletico Portuense. O nível competitivo foi muito alto, muito mais do que o habitual em torneios de veteranos, e a nossa equipa conseguiria arrecadar o 1º prémio em disputa, após vencer a equipa de Coimbra no encontro inaugural por um ensaio a zero, conseguido pelo Patrico, e bater na final os nossos velhos conhecidos de Puerto de Santa Maria, por quatro ensaios sem resposta, numa exibição magistral. O emparelhamento dos jogos iniciais foi decidido na recepção da véspera, e aí foi lançado um verdadeiro desafio entre os elementos das duas equipas portuguesas, que acicatou a salutar rivalidade existente, que se estendeu durante o encontro, que foi jogado como se de uma grande final se tratasse. Um belo dia de sol fez com que os cerca de 120 jogadores e muitos acompanhantes presentes prolongassem a 3ª. parte, num bar improvisado junto ao campo, e que durou até os elementos da nossa comitiva, para não variar os últimos a abandoná-lo, esgotarem todo o líquido existente. Para isso muito contribuiu as muitas rodadas pagas pelo nosso Presidente da Assembleia Geral e Presidente da Junta de Freguesia de Juromenha, Paulo Infante, que nos acompanhou nesta digressão e que não conseguia esconder a sua enorme satisfação, por mais uma excelente participação do nosso Clube além-fronteiras.

Uma vez mais, deslocámo-nos num autocarro cedido pela C.M. Alandroal, conduzido pelo meu companheiro de quarto, o Experiência, raçudo defesa central da nossa equipa de veteranos de futebol e que esteve quase a fazer a sua estreia no Rugby. Estas viagens permitiam sempre belos momentos de convívio, fortalecendo enormemente o excelente espírito de grupo já existente, como aconteceu com estas viagens de ida e de volta que foram verdadeiramente inesquecíveis, com muitas peripécias para contar, a começar com o belo pic-nic improvisado junto às piscinas de Zafra, onde nos deleitámos com os “enchidos de S. Sebastião”, levados pelo nosso amigo João Banha. A viagem de regresso, apesar do cansaço de um intenso fim de semana, foi animadíssima, com o grupo dos “shaolins” a fazer perder o juízo aos “floribelas” e aos “patos bravos”, sem energia para acompanhar aqueles “gladiadores”. Como líder destes guerreiros, acabei por ficar com o cognome de “shaolin”, que ostento com muito orgulho na minha camisola do Clube.

Como habitualmente acontece nestas nossas viagens, ao grupo principal que partiu do Alandroal, reuniu-se em Málaga, um bom número de amigos, provenientes do sul de Espanha, do Algarve e até de Castelo Branco e Itália, demonstrando o verdadeiro espírito de amizade sem fronteiras, que sempre caracterizou o Clube de Rugby de Juromenha. Assim, enquanto do Algarve partiram o Bota Luz, o Tomasinho e o John Wilson, de Puerto de Santa Maria foi o Pepe Diaz, de Cáceres o Julio Federico e de Marbella o Dani Rodriguez. O reverendo Alan Brown, americano radicado em Castelo Branco, e antigo praticante de futebol americano, deslocou-se com a sua esposa e juntou-se aos restantes elementos no hotel, em Málaga, no dia 26, o mesmo acontecendo com o Reyes Longares, que viajou desde Pavia, Itália, para se juntar a nós. Sem palavras…

No autocarro viajaram o Experiência, o Paulo Infante, o Drecas, o Xixico, o Manuel Mourinha e o Miguel Pereira Coutinho, que constituíam a nossa falange de apoio, e ainda o Alexandre Carriço, Domingos Coruche, Hugo Couto, João Banha, João Zuquete, Luís Pegado, Manuel Couto, Paco del Arco, Paulo Jaleco, Paulo Tomásio, Rui Galinha, Rui Vilalva, Zé Maria Trindade, Zé Miguel Leal da Costa e Vasco Lucas, grande figura desta tournée, que se apresentou no campo de jogos com apenas meio bigode. A todos estes temos a juntar os manos Prazeres, Miguel, Rui, João e Nuno, que se deslocaram em viatura própria.

Durante estes dias tivemos sempre a companhia amiga do Paco Naranjo e da Olga, que foram inexcedíveis no apoio prestado. Ao Paco, a passar um muito difícil e complicado momento da sua vida, deixo toda a minha solidariedade e amizade, e quero que saiba que é e será sempre um elemento do Clube de Rugby de Juromenha, onde tem o seu lugar bem guardado.

Partilhar

Scroll to Top