Realizou-se no passado fim de semana, no magnífico Complexo Desportivo de Vila Real de Santo António, a 5ª edição do Algarve 7s.
O Clube de Rugby de Juromenha, marcou presença pela 3ª vez, a primeira através da sua equipa de Veteranos, na 2ª edição e a segunda no Torneio de 2022.
Estiveram presentes a representar os Barbos, Álvaro Vilchez, António Prates, António Redondo, António Teiga, Diogo Cabral, Francisco Almeida, Francisco Silva, João Vieira, José Pedro Pinto Gouveia, José Roque,Juan Pablo Ceretto, Manuel Rosa, Pedro Jaleco, Rodrigo Costa Pereira e Sam Fogarty, australiano que representa o Rotterdam Rugby, e que fez a sua estreia pelos Barbos. A acompanhar estes valorosos atletas esteve o Xico Pedro, que se estreou nas funções de Coach, e um dedicado staff composto pelo António Moreira, Diogo Ribeiro, João Lima, José Barreto, Miguel Zeferino, William Patterson e os “habitués” António Imperial e Paulo Jaleco.
Depois de uma muita animada Welcome Party, no Hotel Alcazar em Monte Gordo, no final de tarde de dia 7, na qual os Barbos tiveram uma excelente prestação, um bom prenúncio para o que se passaria no resto do fim-de-semana, na manhã seguinte, iniciou-se o quadro competitivo, tendo o CRJ começado o torneio, com uma vitória confortável sobre os escoceses do Cider HW por 35-5. infelizmente o RC Tondela não compareceu, pelo que o CRJ apenas faria mais um jogo, precisamente contra a equipa britânica Petelo All Stars, vencedores da última edição, e apontados como uma das grandes favoritas à vitória final. Depois de um mau início, o que seria uma constante deste torneio, que fez com que fôssemos para o intervalo com uma desvantagem de 14-7, os Barbos fizeram uma 2ª parte irrepreensível e venceram por 26-14, resultado que lhe conferiu o 1° lugar do grupo e o consequente apuramento para os 1/4 de final.
Nos 1/4 de final enfrentaríamos a forte equipa francesa do GPA 7s, e conseguimos uma brilhante vitória por 31-19, onde tivemos de recuperar de uma desvantagem de 14-5, resultado com que se atingiu o intervalo.
Nas meias-finais defrontámos o Direito, uma das melhores equipas portuguesas, e vencemos por 14-10.
Apurámo-nos assim para a final, que se disputou no Estádio principal do Complexo Desportivo, e na qual contámos com uma grande claque de apoio, que muito agradecemos. Neste decisivo jogo enfrentámos outra equipa francesa, o CR Mété.
Algum nervosismo, e umas lesões que obrigaram a umas mexidas na equipa, levaram a um começo menos conseguido da nossa equipa, que saiu para o intervalo a perder por 5-0. Um ensaio consentido no início da 2ª parte, colocaria o resultado em 12-0 e quando se pensava que os Barbos baixariam os braços, o querer e a valentia dos nossos atletas veio ao de cima, e obtiveram 2 ensaios de raça, o último na bola de jogo, que colocou o resultado em 12-10. Infelizmente o nosso “velhinho” Juampi, que fez um excelente torneio e que esteve irrepreensível nas transformações, não conseguiu a transformação do ensaio, que nos levaria ao prolongamento…
Excelente prestação dos Barbos, que conseguiram ser a melhor equipa portuguesa do Torneio.
Não há palavras para descrever o seu desempenho, tendo sido inexcedíveis ao longo de todo o torneio, inclusive na 3ª parte, facto reconhecido por todos os presentes, havendo a realçar as inúmeras mensagens de felicitações que temos recebido.
Um agradecimento a todos os que nos apoiaram neste fim-de-semana e uma menção especial aos nossos patrocinadores para este torneio, A MATOS CAR, pois sem a sua ajuda teríamos muita dificuldade em ter participado.
Este ano contamos com um prémio para o nosso MVP de cada torneio, patrocinado pela AGROVISUL, que foi entregue ao João Vieira “Lomu”, que foi também considerado o MVP do torneio.