O CRJ deslocou-se até à capital da Cantábria, para ali participar na 18ª edição do Santander Beach Rugby 7s.
A larga comitiva juntou-se em Santander na 6ª feira, dia 18 de julho, a tempo de assistir ao Chupinazo, na Plaza del Ayuntamiento, um fenomenal espectáculo de som e luz que celebra o início da Semana Grande, as tradicionais festas da cidade de Santander.
Grande noite de festa, a anteceder o torneio, uma estreia para as nossas cores, num torneio que gerava alguma expectativa, pois jogava-se com regras normais de Sevens, muito diferente das habituais regras do Beach Rugby.
Com a presença de 20 equipas, distribuídas em 4 grupos, onde apenas o primeiro classificado se apurava para as meias finais, o CRJ ficou integrado num grupo muito forte, começando por defrontar o vencedor das 3 últimas edições, e vencedor por 8 vezes do torneio, os nossos velhos conhecidos do Cisneros Rugby. O CRJ sentiu algumas dificuldades iniciais em adaptar-se a esta nova modalidade, mas conseguiu levar de vencida o seu forte adversário por 12-7, resultado que deu confiança para os seguintes encontros.
Jogo a jogo, os Barbos foram-se adaptando ao Sevens de praia, levando de vencida os Rhinos Veterinarians e os Yogurines, duas equipas locais, por 19-0 e 21-0, respectivamente.
No jogo que decidia o vencedor do grupo, o CRJ defrontou Wiss the Mama, equipa constituída por jogadores do Alcobendas, de Madrid, e venceu por 17-0.
Na meia-final, um jogo duro e difícil, com os Casitecnicos, equipa à base de antigos internacionais espanhóis, e vitória por 12-0.
Os Barbos foram gradualmente melhorando o seu jogo, particularmente no aspecto defensivo, onde foram exímios, apenas tendo consentido um ensaio no primeiro encontro.
Na final, os Barbos encontraram a experiente equipa italiana Tellarini 7s, e efectuaram uma exibição extraordinária, coroada com a obtenção de 6 ensaios, que ditou o resultado final de 34-7.
Justa vitória dos Barbos, num torneio com uma excelente organização, das melhores em que estivemos, a merecer uma nova participação.
Estiveram presentes pelos Barbos, Alfredo de la Rubia, António Mendes, António Prates, António Teiga, Diogo Cabral, Diogo Ribeiro, Francisco Almeida, João Lima, João Vieira, José Roque, Juan Pablo Ceretto, Manuel Pinto, Niels van Rijn, Pedro Jaleco, Pedro Silva, Rodrigo Costa Pereira, Samuel Marques, Simão Costa Pereira e Xavier Cerejo.
A acompanhar os Barbos, esteve o largo staff de apoio constituído pelos habitués António Imperial e o Presi Paulo Jaleco, que teve um presente de aniversário para não esquecer, Pedro Cunha e a querida guardiã dos Barbos, Kika, e ainda o vet do CRJ, Francisco Baltazar, Francisco Pedro, Manuel Nunes, Pedro Serpa e Vasco Galego.
João Vieira, Lomu, com uma exibição notável, recebeu o prémio de MVP do torneio.