No fim de semana de 28 e 29 de Junho realizou-se, na praia de Buarcos, a 15ª edição do Figueira Beach Rugby, torneio de referência da modalidade, e considerado o melhor da Europa, que este ano apresentava no quadro competitivo a presença de 40 equipas masculinas e 24 femininas, o que representava cerca de 900 atletas.
Os Barbos participaram pela primeira vez, sendo a 2ª vez que o Clube de Rugby de Juromenha esteve presente, depois da sua equipa de Veteranos ter participado na 2ª edição, há 13 anos atrás.
Depois de uma animada noite de 6ª feira, onde os diversos elementos da comitiva dos Barbos, tomaram pulso ao ambiente que rodeia o torneio, sábado pela manhã rumaram à praia de Buarcos, onde os esperava um exigente programa desportivo, com a realização de 5 encontros.
Na fase de grupos, o CRJ começou por defrontar os ingleses do Mai Try, a quem venceram por 13-0, jogando depois com os portugueses Origi Squad, vencendo por 8-4, os belgas Boulbees, com vitória por 6-2, terminando esta fase, defrontando uma equipa de sul africanos radicados nos Países Baixos, Die Klippie Kinders, vencendo por 12-7.
Após vencer a fase de grupos, os Barbos jogaram os 1/8 final, onde defrontaram o Sporting CP, que venceram por 11-2. Dia cem por cento vitorioso, que classificou a nossa equipa para os 1/4 final.
Na noite de sábado, tivemos um jantar conjunto com os nossos amigos Piranhas do Almansor, que ao longo dos dias do torneio, estiveram sempre em animado convívio com os nossos Barbos. Ao que parece as Piranhas, nem sempre são predadores, pelo menos quando estão em harmonia com Barbos do Guadiana…
O quadro competitivo de domingo, iniciou-se com o jogo dos 1/4 final, no qual os Barbos venceram os belgas Rookies de Saint Josse por 7-0.
Neste torneio, 3º das Portugal Beach Rugby Series, estava também em jogo, a vitória neste circuito, e o consequente título de campeão nacional da modalidade. Com a vitória dos Minots sobre os Jacarés de S. João da Talha noutra partida dos 1/4 final, o nosso Clube assegurou o título de Campeão Nacional, grande objetivo para este Torneio.
Ainda houve tempo para fazer história, quando nas meias finais defrontámos os campeões europeus, Les Minots, a quem voltámos a vencer, desta vez por 4-3, num dos melhores encontros da história dos Barbos.
Na final, não conseguimos levar de vencida a forte equipa do CDUL, tendo perdido na bola de jogo, por 5-4. Derrota, que não tira qualquer mérito, a uma extraordinária prestação dos Barbos, que conseguiram escrever uma das páginas mais bonitas da história do Clube de Rugby de Juromenha!