No dia 17 de Março de 2007, o Clube de Rugby de Juromenha participou no “ II Torneo de Veteranos Ciudad de El Puerto”, disputado na Ciudad Deportiva de El Puerto de Santa Maria, a linda cidade costeira da província de Cadiz, famosa pelo seu excelente marisco.
Iniciámos a nossa viagem no dia anterior, e o local de encontro foi no Alandroal, no Café do Mercado, “meeting point” habitual das nossas deslocações de autocarro. Daí partimos, para a nossa primeira paragem, também num sítio já nosso bem conhecido, junto às piscinas de Zafra, para o pic nic da praxe, que bastante surpreendeu o nosso amigo António da Cunha, Balula, grande lenda do Rugby português, que uns meses depois seria justamente escolhido para representar Portugal na cerimónia de abertura do Rugby World Cup 2007, no Stade de France, em Paris, que muito nos honrou com a sua companhia nesta digressão.
Após o suculento almoço, fizemo-nos novamente à estrada, para continuar a viagem, a tempo de chegar ao nosso destino a horas de irmos ao cocktail de recepção do torneio, na bonita sede do Club de Rugby Atletico Portuense. Terminada esta, ainda fomos dar uma volta pela animada e conhecida “movida” desta cidade andaluza, com uma inevitável paragem no “El Romerijo”, para nos deleitarmos com o seu belo marisco. Uma volta curta, pois no dia seguinte havia o compromisso dum duro torneio, mas com a promessa de a completar, com todo o rigor, na noite seguinte.
O fantástico parque desportivo, localizado junto à praia, de tão boas memórias para mim, depois de grandes encontros lá realizados, serviria de palco para mais uma excelente prestação da equipa de veteranos do Cube de Rugby de Juromenha. Estiveram presentes no torneio, além da equipa organizadora e do C.R.J., as equipas da Académica de Coimbra, Arquitectura de Madrid, Caurrozas de Madrid e Badajoz.
O sistema competitivo previa que as equipas jogassem todas contra todas, o que prolongou o torneio pela tarde toda. O C.R.J. jogou o encontro de abertura, com os nossos vizinhos de Badajoz, findo o qual, pelo facto da equipa pacense estar com poucos jogadores, eu e mais um ou dois elementos da nossa equipa, nos juntámos às cores extremenhas, por quem jogaríamos os jogos seguintes. Óptimo desempenho da equipa amarela, que apenas perderia, de forma tangencial e algo injusta, com Arquitectura de Madrid, equipa várias vezes campeã de Espanha e que se apresentou recheada de antigos internacionais espanhóis. O torneio terminou já de noite, com a realização do encontro entre as duas equipas portuguesas, que apesar do frio que se fazia sentir, protagonizaram o melhor e mais disputado de todos os encontros realizados, que terminaria com um empate a um ensaio. Com as vitórias nos outros jogos, o Clube de Rugby de Juromenha conseguiria o segundo melhor desempenho das equipas presentes, apenas suplantada pelos “arquitectos” de Madrid.
O verdadeiro espírito de companheirismo, foi a chave de mais uma muito bem sucedida performance da nossa equipa, cujas participações nestes torneios permitem a todos os elementos, além do inegável prazer de jogar, o prazer do reencontro com muitos amigos provenientes de vários locais. Neste torneio, tivemos o privilégio de receber no seio do nosso grupo, dois elementos dos veteranos de Gibraltar, Bob Massey e Mick Lynch, que conhecêramos uns meses antes em La Viñuela, no Torneio de Veteranos Mainake- Costa del Sol, altura em que lhe formulámos o convite para se juntarem a nós em Puerto de Santa Maria. O Roberto Baez, acompanhado pelo seu filho Sebastian, partiu desde Sevilha, e ao grupo juntou-se ainda a inevitável comitiva algarvia, constituída pelo Bota Luz, Zé Moura, Manuel Costa e Chris Thorne. Todos estes, mais o grupo que viajou desde o Alandroal, constituído pelo Experiência, Drecas, Francisco Baltazar, Manuel Mourinha, Bel, João Serralha, Mendonça, Balula, que foram incansáveis no apoio aos atletas e por Alexandre Carriço, Domingos Coruche, Edalberto Figueiredo, Francisco Garcia, Hugo Couto, João Prazeres, João Zuquete, Luís Miguel Sotero, Luís Pegado, Manuel Couto, Miguel Prazeres, Moisés Jaleco, Paulo Jaleco, Paulo Tomásio e Zé Miguel Leal da Costa, constituíram uma verdadeira família durante todo o fim de semana, demonstrando um invejável e contagiante espírito de camaradagem que se estendeu por todos os momentos desta inolvidável digressão.
A prometida visita a uma das mais animadas “movidas” de Espanha, foi seguida à risca, ficando na memória de todos, inúmeras histórias para recordar, que naturalmente não podem ser contadas aqui…