No dia 5 de Maio de 2012 fez-se história no concelho do Alandroal, com a estreia do relvado sintético do novo Estádio Municipal. O Clube de Rugby de Juromenha teve a honra de inaugurar este novo complexo, motivo de orgulho para todos os habitantes do concelho, muito pelo empenho pessoal do Sr. Presidente da Câmara, João Grilo, que, mesmo antes da inauguração oficial, concedeu ao nosso Clube o privilégio de estreá-lo, com a realização do V Juromenha Rugby Oldies Festival.
Este Festival tinha tido o seu início na véspera, com uma recepção no lindíssimo Hotel Convento S.Paulo, onde o seu proprietário e grande amigo do Clube de Rugby de Juromenha, Henrique Leote, nos obsequiou com a sua presença.
O jogo de estreia, que correspondeu também ao primeiro encontro de Rugby alguma vez disputado na vila de Alandroal, foi apitado pela Filipa Jales, que há muito tempo nos dá o prazer de se associar às nossas iniciativas, e colocou frente a frente os 2 clubes irmãos, Clube de Rugby de Juromenha e Club de Rugby de Badajoz, que voltaram a fazer história juntos, como fazem desde a fundação do nosso Clube. O pontapé de saída foi dado pelo meu filho Pedro, e em relação ao jogo, apenas posso dizer que foi um dos melhores que joguei na vida, só encontrando algum paralelo com aquele realizado no dia 7 de Junho de 1997, que correspondeu ao primeiro jogo de Rugby disputado em Juromenha. Jogaram pelo C.R.J. Alexandre Marques, António da Cunha, o grande Balula, que finalmente se estreou com a amarela, António Luzio, Bambino, Beto, Bota Luz, Cajó, Carlos Dores, Domingos Coruche, Francisco Baltazar, Francisco Louro, João Cortes Simões, João de Deus, João Pedro Guimarães, João Zúquete, Júlio Chouriço, Ludgero Reis, Miguel Gonçalves, Miguel Jonet, Miguel Sancho, Nuno Carido, Paulo Jaleco, Pedro Grazina, Rui Luzio e Vasco Abreu. A estes juntaram-se Carlos Cordero, Elias Retamar, Guillermo Vambrie, Ismael Quiñones, Javi Florido, Javier Grau, Javi Hurtado, Joaquin Rojas, José Camacho, José Infante, Juan Valdés, Justo Pajuelo, Luisma Nogales, Luis Oviedo, Manolo Ramos, Miguel Blanco, Paco Majan, Pepe Diaz e ainda John Wilson, jogador mais velho do Torneio, para disputarem em conjunto, em representação da Associação Interfronteiriça Rugby Guadiana, associação formada há vários anos por estes 2 clubes, e pela qual estarão presentes em Junho, em Trieste, Itália, no XI European Golden Oldies Rugby Festival, os encontros seguintes com a Académica de Coimbra e o C.R.S.Miguel.
As outras equipas presentes foram o C.R.Évora e os “Loyals Rugby”, equipa constituída por um misto Belenenses/Cascais, que se estreou também neste torneio, e que tive a honra de representar no seu primeiro jogo de sempre, com o S. Miguel. O nome dado a esta equipa pretende homenagear o fundador do Rugby em Cascais, para onde foi precisamente depois de jogar no Belenenses, António Franco Leal.
Grande dia de Rugby, como foi testemunhado pela maioria dos presentes, com o tempo a querer ajudar, permitindo que muita gente se deslocasse ao local, enchendo as bancadas, onde o ambiente de festa foi contagiado por aquele que vinha do relvado. Presenciaram-se excelentes momentos de Rugby, que decerto agradaram aquelas pessoas que tiveram o primeiro contacto com a modalidade, num campo que muitos já consideram “o mais bonito campo de Rugby de Portugal”.
O jantar, como habitualmente, teve lugar em Juromenha, este ano, devido às condições climatéricas, numa tenda montada no campo de futebol de Juromenha, que também foi de Rugby, quando o Clube de Rugby de Juromenha ali disputou o Campeonato Nacional da 2ª. Divisão, em 1997/98, e teve como prato principal o muito apreciado porco no espeto.
Após as trocas de lembranças, o local do jantar transformou-se no “Aldrabar Juromenha Rugby Party”, festa organizada em conjunto com o Bar Aldrabar, que já teve a presença do nosso amigo Amândio Figueiredo, que apesar de não poder estar presente no Torneio não quis deixar de nos acompanhar neste dia, e durou até altas horas da madrugada.
O almoço de encerramento decorreu na unidade de turismo rural, “Casas de Juromenha”, localizada junto ao Rio Guadiana e constou da habitual Caldeta de peixe do Rio, que o Manuel Martins e o Zé Miguel fazem como ninguém, acompanhada pelos óptimos vinhos Aldeias de Juromenha, néctar que nos foi servido durante todo o fim de semana.
Excelente e animado fim de festa, onde os nossos amigos da Académica de Coimbra marcaram uma presença maciça, ficando a promessa de voltar no próximo ano. No regresso, logo à saída de Juromenha, a “Barca do Inferno”, carrinha do R.C.Coimbra, que transportava alguns dos elementos da equipa, avariou-se em frente à Herdade das Aldeias. Será que a Barca necessitava de reabastecer com “Aldeias de Juromenha”?