DIGRESSÃO ARGENTINA/CHILE

Dia 4 de Novembro, ao início da noite, a comitiva do Clube de Rugby de Juromenha, está novamente de partida para o continente sul americano.

Depois de uma muito bem sucedida digressão no final do ano passado, que levou os elementos do Clube ao Uruguai e Argentina, este ano é tempo de voltar a este último país e visitar o Chile, país que pensamos ser visitado pela primeira vez, por um clube português.

O programa desportivo inicia-se no dia 6 de Novembro, com um encontro com o Gimnasio y Esgrima de Buenos Aires, clube que iremos reencontrar, depois de o termos defrontado em Junho último, em Caernarfon, País de Gales, por ocasião do X European Golden Oldies Rugby Festival. Este clube, onde alinha o nosso amigo Luís Sarmento, que tem sido inexcedível no apoio à nossa deslocação, é um dos mais antigos da Argentina, encontrando-se a comemorar os 130 anos de vida.

Dois dias depois, em Mendoza, é altura de defrontar os “Tortugas del Cuyo”, uma das melhores equipas de veteranos da Argentina. No dia seguinte a este encontro, a comitiva do Clube de Rugby de Juromenha ruma até ao Chile, para participar no I Chilean Golden Oldies Rugby Festival, que se realiza em Villarrica, entre 12 e 14 de Novembro, depois de uma passagem pela capital do país, Santiago.

Participarão 11 equipas chilenas, 5 argentinas e o Clube de Rugby de Juromenha, num torneio que está a criar bastante expectativa e que será apadrinhado pelo antigo “All Black”,  Frank Bunce.

Além do programa desportivo, a comitiva do C.R.J. terá um preenchido programa social, de que se destacam as visitas às embaixadas de Portugal em Buenos Aires e Santiago do Chile. Nesta última está prevista uma homenagem aos mineiros chilenos, recentemente resgatados do interior duma mina onde sobreviveram durante 69 dias, dando um verdadeiro exemplo de coragem e organização, que nunca será demais realçar, através da entrega duma recordação, a ser posteriormente depositada no memorial a construir no local do acampamento “Esperanza”, localizado no exterior da Mina de S.José.

Partilhar

Scroll to Top