Decorreu entre 8 e 10 de Maio a 2ª.edição do Juromenha Rugby Oldies Festival Porta da Ravessa, que contou este ano com a participação das equipas de veteranos da Académica de Coimbra, Cascais, C.R.S.Miguel, de Lisboa, Badajoz e, naturalmente, C.R.Juromenha.
O programa de actividades iniciou-se na 6ª.feira, dia 8 de Maio, com uma visita à Adega Cooperativa de Redondo, que, uma vez mais, deu um contributo inestimável à organização. Após a visita, foi servido um beberete, onde os participantes puderam, num ambiente de salutar convívio, que daria o mote para todo o fim de semana, degustar uns excelentes produtos regionais.
O programa desportivo teve lugar no Estádio Municipal de Atletismo de Elvas, gentilmente cedido pela Câmara Municipal daquela cidade. A anteceder os jogos, houve um convívio entre as camadas mais jovens do R.C.Elvas e filhos de alguns veteranos das várias equipas, tendo ficado no ar a possibilidade de associar um convívio de jovens, na próxima edição do Festival.
Os jogos decorreram duma forma sempre muito disputada, onde imperou o “fair play”, tendo sido possível assistir a excelentes momentos de Rugby, com os cerca de 120 jogadores presentes a demonstrar que “quem sabe nunca esquece”. Cada equipa efectuou 2 jogos de 40 minutos, não havendo qualquer tipo de classificação, segundo as normas da European Golden Oldies Rugby, em cujo Festival Series 2009, este Festival estava incluído. O C.R.Juromenha defrontou as equipas da Académica de Coimbra e do Cascais.
Após os jogos, os participantes rumaram até Juromenha, onde teria lugar um animadíssimo jantar, ao ar livre, junto à sede do C.R.Juromenha. O ambiente vivido pelos cerca de 150 presentes, foi extraordinário, dando a grata sensação aos organizadores de dever cumprido. Terminado o jantar, quem ainda tinha forças, deslocou-se a Alandroal, onde o Bar Aldrabar, organizou uma Largada de toiros, que durou até altas horas da madrugada.
Domingo, dia 10, houve o almoço de despedida, junto ao Guadiana, que constou duma “Caldeta de Peixe do Rio”, prato típico de Juromenha, e uma grande referência gastronómica da Região. Os presentes tiveram ainda oportunidade de fazer um belo passeio pelo regolfo norte de Alqueva, a bordo da baleeira ” A Nave dos Loucos”, tendo disfrutado da excelente paisagem que o Rio Guadiana aqui proporciona.
Pelo Clube de Rugby de Juromenha jogaram
- António Abrantes
- Armando Chouriço
- Bernardino Rodrigues
- Carlos Dores
- Carlos Cordero
- Carlos Jesus
- Domingos Coruche
- Edalberto Figueiredo
- Fernando Ramos
- Francisco Baltazar
- Francisco Louro
- Hugo Couto
- Humberto Renga
- Jacinto Simões
- João de Deus Guerra
- José Miguel Leal da Costa
- Júlio Chouriço
- Luís Bota Luz
- Luís Brito
- Luís Lérias
- Luís Pedro
- Luís Pegado
- Manuel Bastos
- Nuno Carvalho
- Paulo Jaleco
- Paulo Navalhinhas
- Paulo Tomásio
- Reyes Longares
- Rui Galinha
- Sérgio Ferreira
- Vasco Abreu
Agradecimentos
- Câmara Municipal de Elvas
- Câmara Municipal de Alandroal
- Junta de Freguesia de Juromenha
- Rugby Clube de Elvas
- Adega Cooperativa de Redondo
- Fundação Henrique Leote
- Restaurante Mateus, Juromenha
- Pirâmides S.Pedro, Alandroal
- Frutas Cartino, Montemor-o-Novo
- Enchidos de S.Sebastião, S.Sebastião da Giesteira
- Fábrica de Pão da Mina, Mina do Bugalho
- Licor Beirão, Lousã
- Bar Aldrabar, Alandroal
- Bar Pata Larga, Juromenha
Um agradecimento muito especial a todos os que muito trabalharam para que este Festival se realizasse; também ao Miguel Pereira Coutinho, ao Duarte Guimarães e ao Rui Rodrigues, agradecemos o seu contributo