O CLUBE DE RUGBY DE JUROMENHA COMEMOROU OS 25 ANOS COM UMA FESTA PARA A VILA

Realizou-se no passado dia 10 de setembro, em Juromenha, a festa comemorativa dos 25 anos do Clube de Rugby de Juromenha.

As festividades iniciaram-se com um almoço no Restaurante Sentinela do Guadiana, oferecido pela Fundação Henrique Leote aos Barbos, equipa de Beach Rugby do CRJ, que se sagrou campeã das Séries Espanholas daquela modalidade, ao vencer os torneios que disputou em Illescas, Manilva e Cádiz.

Após um excelente e bem regadinho almoço, e à medida que foram chegando os muitos convidados e amigos, os presentes dirigiram-se para o III Tempo, Bar do Clube, onde os esperava uma degustação de vinhos Aldeias de Juromenha, cortesia da Herdade das Aldeias, que uma vez mais se associou ao nosso Clube, facto que muito agradecemos.

Seguiu-se o ponto alto do dia, com a inauguração e visita guiada ao Museu/Casa do Rugby, local onde está exposto o espólio conseguido pelo Clube nestes 25 anos de vida, que o levou a vários cantos do Mundo, desde Espanha, Argentina, Brasil, Uruguai, Chile, Hawaii, Austrália e muitos mais países. Um espaço que reflecte a história do Clube e que merece uma visita.

A festa continuou com animação musical, com o patrocínio das Construções Alto Santiago, na Rua das Fontainhas, a cargo do artista do concelho Rui Grilo, que assim voltou a Juromenha, para mais uma brilhante actuação. Durante a festa todos os presentes se puderam deliciar com um porco no espeto, oferecido pelo Restaurante Sentinela do Guadiana.

Num dia tão marcante para a história do Clube, há um conjunto de factos importantes, que merecem ser realçados.

A presença de Henrique Leote, verdadeiro mecenas do Clube de Rugby de Juromenha, que dele tem recebido um apoio difícil de enumerar, ao longo destes anos. A ele, à Fundação Henrique Leote e ao Duarte Guimarães os nossos sinceros agradecimentos, extensivos à sua excelente equipa, nomeadamente à Joana Lino e ao Marco Siquenique, por todo o apoio e empenho colocado na renovação do nosso Museu.

Uma palavra especial para aqueles que se têm sempre mantido ao lado do Clube, em que nunca é de mais realçar o trabalho e dedicação do Paulo Infante, mas também do Manuel Mourinha, Francisco Baltazar, Carlos Mateus, Fábio Mateus, Licínio Morgado, Luís Morgado, Mário Alves, António Dimas, Gilberto Martins, António Imperial.

Mil gracias a Lali por todo o apoio.

Um agradecimento à Câmara Municipal de Alandroal, pelo apoio logístico, com uma menção especial ao Bruno Rondão, pela forma amiga e disponível, com que sempre nos ajudou.

À União de Freguesias o nosso agradecimento pela pintura exterior dos nossos edifícios.

Um grande obrigado aos Barbos, e ao seu capitão, o meu querido filho, pela sua presença massiva na Festa, e por tudo o que têm feito pelo Clube, dando-lhe a vida que parecia estar a escapar.

Agradecer a presença dos três Clubes, dos muitos convidados, que se quiseram associar à nossa Festa, o que muito nos honrou, Rugby Clube de Loulé, Clube de Rugby de Évora e Clube de Rugby S. Miguel.

Enaltecer a presença de 8 jogadores fundadores do Clube, que participaram no Torneio da Queima das Fitas da Universidade de Évora de 1997, onde tudo começou. Reyes Longares, Eduardo Lopez, João Banha, João Baptista, Manuel Couto, Armando Chouriço, Rui Sequeira e eu próprio. Também daqueles, que não tendo sido fundadores, muito representam para a história do Clube, Beto Jesus, Manuel Bastos, Vasco Abreu, Júlio Chouriço, Carlos Dores, Henrique Ferreira, Hugo Calado, Nuno Condeço, Manuel Calzadilla, Carlos Cordero, Elias Retamar, Luis Oviedo, Paulo Tomásio, Miguel Jonet, José Moura.

Também um agradecimento pelas inúmeras mensagens de felicitações recebidas.

À população de Juromenha por ter comparecido, como também a muitos amigos das populações limítrofes.

Um beijinho especial à minha filhota, pela sua presença.

Enfim, um obrigado a todos, esperando que a minha memória não me tenha atraiçoado e que toda a gente esteja contemplada.

As minhas desculpas por algum esquecimento

O Presidente do Clube de Rugby de Juromenha,
Paulo Jaleco

Partilhar

Scroll to Top